Língua Espanhola

Antes del fin, de Ernesto Sábato
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Interpretação de texto, uso de tempos verbais (passado, presente e futuro), autobiografia.
Tipo: Texto
Veja aqui como a produção de um texto autobiográfico pode ser um interessante caminho para promover entre os alunos o uso de tempos verbais em espanhol.

Uso de los pronombres de complemento directo e indirecto
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Pronomes de complemento direto e indireto
Tipo: Texto
Como trabalhar em sala de aula a dificuldade comum entre os alunos em relação ao uso dos pronomes de complemento direto e indireto em espanhol?

“Clandestino”, de Manu Chao
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Imigração ilegal, discriminação do Terceiro Mundo
Tipo: Músicas
Discuta com os alunos o problema da imigração ilegal e a discriminação do Terceiro Mundo a partir de uma canção de Manu Chao

Contando histórias
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Uso do Pretérito Imperfecto e do Pretérito Indefinido
Tipo: Jogos
Utilize os contos de fada para estimular a discussão sobre o uso do pretérito imperfecto e do pretérito indefinido.

Direitos Humanos: reflexão e debate
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Reflexão e debate sobre os direitos humanos
Tipo: Texto
A Declaração dos Direitos do Homem fornece riquíssimo material para a reflexão e debate sobre os direitos humanos.

El ramo azul
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Interpretação de texto, acentuação
Tipo: Texto
Em Língua Espanhola, às vezes os alunos apresentam certa dificuldade no estudo das regras de acentuação. Veja como revisá-las a partir do conto “El ramo azul”, de Octavio Paz.

Expressões de comunicação: cumprimentos, despedidas…
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Cumprimentos, despedidas, apresentações
Tipo: Jogos
Cumprimentos, despedidas, apresentações, agradecimentos, pedidos de permissão e frases de controle da comunicação são fundamentais para o primeiro contato com uma língua estrangeira.

Gracias a la Vida
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: O Pretérito Perfecto Compuesto e o Pretérito Indefinido
Tipo: Músicas
A canção “Gracias a la Vida”, de Violeta Parra, pode ser utilizada no estudo dos tempos verbais do passado, como Pretérito Perfecto Compuesto e Pretérito Indefinido.

Las Libertarias
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Guerra Civil Espanhola
Tipo: Filme
É interessante associar o aprendizado de uma língua estrangeira ao conhecimento da cultura, além de ser um estímulo para que os alunos reflitam sobre as diferenças culturais.

Leitura de revistas e jornais eletrônicos
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Leitura comparativa de textos
Tipo: Sites
O acesso a jornais e revistas de diversos países proporciona o contato com diferentes abordagens sobre um mesmo tema, enriquecendo o estudo da língua e a habilidade de leitura.

Mafalda e o verbo gustar
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: A conjugação do verbo gustar
Tipo: Metodologias
Veja nesta dica como trabalhar em sala de aula algumas particularidades do verbo gustar.

O futuro como expressão de ordem
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Futuro Imperfecto del Indicativo, expressão de ordem
Tipo: Metodologias
Veja como finalizar o estudo do tempo verbal Futuro Imperfecto del Indicativo, mostrando a possibilidade de utilizá-lo como expressão de ordem.

Tratamento formal e informal
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Uso de tú e usted
Tipo: Artes Visuais
Veja como utilizar propagandas no estudo das formas de tratamento formal e informal — tú e usted —, chamando a atenção do aluno para o tipo de consumidor de cada uma.

Uma viagem imaginária
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Desenvolvimento da oralidade mediante diversos materiais.
Tipo: Artes Visuais
Proponha a elaboração de um roteiro imaginário aos seus alunos para que descubram outros modos de expressão da vida social.

Uso de sino
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Conjunção adversativa sino
Tipo: Jogos
Em Língua Espanhola, geralmente os alunos apresentam dificuldades para diferenciar as conjunções adversativas pero e sino. Veja um jogo que ajuda a usá-las adequadamente.

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe um comentário